Veterinária - Casos Vítima Animal - Informações Gerais
O CIATox/SC atende e orienta casos de intoxicação quando a vítima é um animal. No período de 2014 a 2023, o CIATox/SC registrou 1.186 casos de acidentes envolvendo vítima animal. Os cães foram a maioria com 1.031 casos (87%) , os gatos em 125 casos (11%) e 30 casos (2%) em outros animais. Os agentes mais frequentes foram:
- Animais peçonhentos: Micrurus spp, Bothrops spp, Phoneutria spp e sapo Bufo.
- Inseticidas: piretróides, fipronil, neonicotinóides, indoxicarbe, inibidores da colinesterase, hidrametilnona e sulfluramida.
- Lesmicida: metaldeído
- Herbicida: glifosato
- Raticidas cumarínicos
- Plantas com oxalatos
Houve registro de 55 casos de vítima animal que evoluíram para óbito. Destes, 24 óbitos foram causados por acidentes com serpentes do gênero Micrurus spp (cobra coral).
No TOXBASE não há informações sobre toxicidade e conduta em vítimas animais. Na WikiCit foram inseridas algumas monografias. Para que se possa estabelecer um diagnóstico em toxicologia veterinária é importante considerar aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais. O tratamento se baseia em medidas de descontaminação, quando indicadas, tratamento sintomático e suportivo e utilização de antídotos específicos quando disponíveis.
Abaixo alguns livros, sites e arquivos locais que poderão auxiliar no atendimento:
1'''. Monografias, Livros e Artigos na pasta local:
|
87% dos casos foram em cães (CIATox/SC 2014 a 2023)
11% dos casos foram em gatos (CIATox/SC 2014 a 2023)
2% dos casos foram em outros animais (CIATox/SC 2014 a 2023)
Nenhum comentário para exibir
Nenhum comentário para exibir