Ir para o conteúdo principal

Alcalinização sérica

Agentes relacionados: Antidepressivos Tricíclicos, Sibutramina, Carbamazepina e Oxcarbazepina

Uso profilático de Bicarbonato de Sódio em intoxicações em pacientes assintomáticos não é recomendada, pois não existem evidências que suportem o uso.

A alcalinização sérica com Bicarbonato de Sódio, com o objetivo de manter o PH arterial entre 7,45 e 7,55 está indicado quando houver:

  • Hipotensão refratária a volume (PA sistólica < 95 mmHg)
  • Convulsões recidivantes
  • Alterações eletrocardiográficas (alargamento do QRS ou arritmias).

Dose de Bicarbonato de Sódio (NaHCO3): 1-2 mEq/Kg EV (1 a 2 mEq/Kg = 1 a 2 ml/Kg do bicarbonato a 8,4%); repetir se necessário para manter PH arterial entre 7,45 e 7,55.

Observação: Nos casos em que não há evidência de cardiotoxicidade, convulsões ou hipotensão, mas o paciente encontrar-se com acidose metabólica é importante corrigi-la.

Atenção: O aumento no PH sanguíneo e da concentração sérica de sódio reverte o bloqueio dos canais de sódio. É importante ressaltar que quando se opta por fazer Bicarbonato é fundamental monitorar a gasometria arterial, evitando alcalemia excessiva. Ás vezes é necessário várias doses de Bicarbonato durante o dia para que se consiga manter o pH entre 7,45 e 7,55. Também é importante monitorar o Potássio sérico, pois a alcalose faz com que o potássio vá para o espaço intracelular, causando hipocalemia. Se necessário repor Potássio.