EDTA Cálcico - antídoto
Sinônimos
- EDTA dissódico de cálcio, Edetato dissódico de cálcio, Versenato dissódico de cálcio, Etilenodiaminotetracetato.
Nome Comercial
- Edetato Dissódico de Cálcio
Indicação Terapêutica como Antídoto
1. O EDTA cálcico tem sido utilizado para reduzir concentrações sanguíneas de chumbo e aumentar sua excreção urinária em indivíduos com intoxicação sintomática pelo chumbo e em indivíduos assintomáticos com altos níveis sanguíneos desse metal. Embora a experiência clínica associe a quelação por EDTA cálcico com o alívio de sintomas (particularmente a cólica do chumbo) e com a redução da mortalidade, ensaios clínicos controlados que demonstrem eficácia terapêutica não existem, e as recomendações de tratamento têm sido bastante empíricas.
2. O EDTA cálcico pode apresentar utilidade na intoxicação por zinco, manganês e certos radioisótopos pesados.
Observação: O EDTA cálcico não deve ser confundido com o EDTA sódico (edetato dissódico), que é usado ocasionalmente para tratar hipercalcemia grave potencialmente fatal. |
Apresentação e Via de Administração
Infusão Intravenosa: Edetato Dissódico de Cálcio (solução) 200 mg/mL – AMPOLAS DE 5 mL
DILUIÇÃO
Diluente: Cloreto de Sódio 0,9%.
Volume: 250 – 500 mL (para uma concentração entre 2 e 4 mg/mL)
TEMPO DE INFUSÃO: 8 - 12 horas
Via Intramuscular:: Edetato Dissódico de Cálcio (solução) 200 mg/mL – AMPOLAS DE 5 mL
DILUIÇÃO
Diluente: Lidocaína 1%.
Volume: 1 mL
Dose, Administração e Duração do Tratamento
Importante:
|
Intoxicação sintomática por chumbo ou níveis sanguíneos de chumbo superiores a 50 mcg/dL:
Dose Adultos:
- 2 a 4 g (ou 30 a 50 mg/L/Kg) IV diluídos para 2-4 mg/ml de soro fisiológico, em infusão contínua durante 24 horas, durante 5 dias.
Repetir a dosagem sérica de chumbo (em tubo com EDTA) ao término do tratamento. Se a concentração sérica de chumbo permanecer > 50 mcg/dL iniciar segundo curso de 5 dias de tratamento, e checar função renal e concentração sérica de zinco.
Se a concentração de chumbo permanecer > 50 mcg/dL após 1 semana do segundo curso, administrar um terceiro curso de tratamento. Monitorar função renal e hepática, assim como concentração sérica de chumbo e zinco diariamente.
Se não for possível dosar diariamente chumbo e zinco, realizar estas dosagem ao menos nos dias 1, 3 e 5 do tratamento.
Dose Crianças:
- 1.000 a 1.500 mg/m2 IV diluídos para 2-4 mg/ml de soro fisiológico, em infusão contínua durante 24 horas, durante 5 dias.
Monitorar função renal e hepática, assim como concentração sérica de chumbo e zinco diariamente. Se não for possível dosar diariamente chumbo e zinco, realizar estas dosagem ao menos nos dias 1, 3 e 5 do tratamento.
Se a concentração sérica de chumbo permanecer > 45 mcg/dL ao final do tratamento, iniciar segundo curso de 5 dias de tratamento.
Se for necessário um terceiro curso de tratamento, aguardar 7 dias após o segundo para iniciar.
Mecanismo de Ação
a. Agente quelante, reduz a concentração plasmática e os depósitos de chumbo. O cálcio é substituído por metais divalentes ou trivalentes, especialmente o chumbo, formando complexos solúveis estáveis que são rapidamente excretados.
b. O edetato dissódico de cálcio aumenta marcadamente a quelação e a excreção urinária de zinco. Esta ação é considerada clinicamente insignificante, a não ser que o tratamento se estenda por mais de 5 dias, ou que as reservas de zinco estejam baixas antes do tratamento.
Precauções e Contraindicações
- Anúria e hepatite representam contraindicações ao uso do EDTA cálcico.
- Hidratação parenteral do paciente é fundamental para minimizar a nefrotoxicidade;
- A concentração sérica de zinco deverá ser avaliada diariamente ou ao menos nos dias 1, 3 e 5 do tratamento, pois o EDTA cálcico aumenta significativamente a excreção urinária de zinco.
- O uso inadvertido de EDTA sódico (edetato dissódico) poderá causar hipocalcemia grave.
- No caso de indivíduos com encefalopatia por chumbo, a infusão intravenosa de líquidos de forma rápida ou em grandes volumes pode exacerbar hipertensão intracraniana, que pode ser letal. Nestes casos pode-se optar por soluções de EDTA cálcico mais concentradas ou a via intramuscular.
Reações Adversas
- Dor no local da injeção quando usado por via intramuscular.
- Efeitos colaterais comuns: náuseas, vômitos, diarréia.
- Reações adversas sérias são frequentes: hipotensão, tromboflebite, reação de hipersensibilidade, nefrotoxicidade e febre.
Uso na Gravidez
Categoria B (FDA): A segurança na gravidez não foi demonstrada, embora tenha sido registrado seu uso no final da gravidez sem problemas. Foram observadas malformações fetais com altas doses em estudos animais, possivelmente como consequência da depleção de zinco. Caso seja necessário o uso durante a gravidez, deverá ser considerada a suplementação materna de zinco.
Quantidade mínima para tratar um paciente adulto de 70kg, grave, nas primeiras 24h
Dose total de 6 g (6 ampolas de 200mg/ml 5ml).
Disponibilidade do medicamento em Santa Catarina
Pela portaria dos antídotos deve estar disponível nas 9 (nove) Gerências Regionais de Saúde que responderão pelas Macrorregiões de Saúde, são elas:
São José (Grande Fpolis), Blumenau (Vale do Itajaí), Criciúma (Sul), Chapecó (Grande Oeste), Itajaí (Foz do Rio Itajaí), Joaçaba (Meio Oeste), Joinville (Nordeste), Lages (Serra Catarinense), Mafra (Planalto Norte).
Na prática, todas a macrorregionais receberam apenas 5 ampolas cada, devido ao estoque reduzido.
Referências
DRUGDEX® Evaluations. Thomson Micromedex. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com/micromedex2/librarian>
TOXBASE® . Disponível em: <http://www.toxbase.org>.
OLSON, K.R. Manual de toxicologia clínica. 6ª edição. Editora Artmed. Porto Alegre, 2014.
UPTODATE. Disponível em: http://www.uptodate.com/contents/search
Atualizado em: Maio/2015
Equipe CIT/SC
Nenhum comentário para exibir
Nenhum comentário para exibir