Ir para o conteúdo principal

Arritmia Ventricular

Agentes relacionados: Antidepressivos Tricíclicos, Sibutramina, Carbamazepina e Oxcarbazepina.

1. Manejar inicialmente com Bicarbonato de sódio. Pode ser utilizado 1 a 2 milliequivalentes/kg (o que equivale a 1 a 2 ml/kg de bicarbonato a 8,4%). Doses adicionais podem ser necessárias.

2. O Sulfato de Magnésio também pode ser realizado se Torsade de Pointes, Taquicardia ventricular ou Fibrilação ventricular:

Dose de Sulfato de Magnésio

  • Dose para adultos: 2 gramas EV em adultos, em 30 a 120 segundos; Pode ser repetido 2 vezes em um intervalo de 5 a 15 minutos se for necessário. Se não responsivo utilizar antiarrítimos.

:*Dose para crianças: 25 a 50 mg/kg (máximo 2 gramas) em crianças, em 30 a 120 segundos; Pode ser repetido 2 vezes em um intervalo de 5 a 15 minutos se for necessário. Se não responsivo utilizar antiarrítimos.

3. Fibrilação e taquicardia ventricular pode ser tratada com Lidocaína (frequentemente inefetiva).

Dose de Lidocaína:

:*Dose para adultos: 1 a 1,5 mg/kg em bolus EV. Para Taquicardia ou Fibrilação ventriculares refratárias ao bolus inicial, dose adicional de 0,5 a 0,75 mg/kg pode ser administrado a intervalos de 5 a 10 minutos até a dose máxima de 3mg/kg. Manter infusão de 1 a 4 mg/min

:*Dose para crianças: 1 mg/kg em bolus EV, seguida por infusão contínua de 20 a 50 microgramas/Kg/min.

4. Cardioversão elétrica se não responder as medidas anteriores

5. Considerar Emulsão Lipídica em pacientes com arritmia ou hipotensão refratárias. Caso persista a instabilidade hemodinâmica, medidas extraordinárias, como uso de bomba em balão intraaórtico ou bypasscardiopulmonar podem ser considerados (em casos extremos).